Hallux Valgus, o joanete, é uma saliência óssea que se forma na articulação entre primeiro metatarso e primeira falange dos pés. Existe uma alteração no eixo deste segmento fazendo com que apareça uma saliência que pode causar dor, incapacidade e chega até deformar os calçados. As mulheres são mais propensas principalmente pelo uso de sapato com salto e bico fino. Existem também, fatores hereditários nesta patologia.

A pele nessa região do joanete pode ficar avermelhada e com sensibilidade maior. Em algumas ocasiões a deformidade é tão acentuada que produz luxação, ou seja, perda do contato ósseo. Em outras, numa fase mais avançada causa deformidade no segundo e terceiro dedos ocasionando em dedo martelo. Essas alterações com o tempo produzem destruição da cartilagem articular podendo alterar a maneira de pisar, causar muita impotência funcional, além de deformar calçados.

Em casos mais leves podemos tratar de maneira sintomática, somente com uso de calçados apropriados e um protetor de joanete. Caso seja congênito, é importante orientar com uso de calçados adequados, evitando salto alto e bico fino.

Sempre pensamos primeiramente num tratamento conservador mas quando causa dor constante, é indicado cirurgia que podem ser feitas por várias técnicas. Uma delas é percutânia ou minimamente invasiva, onde se agride menos e o tempo de recuperação é bem menor, principalmente em pessoas idosas.

O importante sempre é consultar um especialista de sua confiança!

Leave a Comment