Todas as mulheres um dia passam pela fase da Menopausa. As mudanças físicas e psicológicas aparecem com maior ou menor intensidade, como calores inesperados, mudanças recorrentes de humor, disfunções de sono e cansaço.

Essa fase é marcada pela redução da quantidade e da qualidade da massa óssea e é nos cinco primeiros anos após a menopausa que essa perda acontece mais rapidamente. A osteoporose é a principal causa de fraturas por baixo impacto.

Como já sabemos, a prevenção começa desde cedo. Ter uma dieta rica em cálcio desde a infância, manter atividade física regular, evitar o uso de álcool e fumo certamente são ações que poderão garantir uma “reserva óssea” para quando o corpo precisar. Quanto maior for essa “reserva”, menor a probabilidade de desenvolver a osteoporose.

Caso já esteja na fase da menopausa, beba bastante água, pratique exercícios leves regularmente: caminhada, natação e dança ajudam a fortalecer os músculos, evite fumo, álcool ou outras drogas, faça refeições mais leves e mais frequentemente e tome sol até as 10hs. Estas medidas vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose, entre outras.

A menopausa não é doenças! São ocorrências naturais do ciclo de vida das mulheres e nem todas apresentarão sintomas no decorrer desse período.

Consulte sempre um especialista!

One Thought to “Menopausa”

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Leave a Comment